top of page
  • Foto do escritorLorena Lima

Trabalhadores do entorno do Mercado Central enfrentam dia a dia com expectativa da obra lateral

A construção do Mercadinho esconde os sapateiros e reduz o movimento de clientes no entorno do ponto turístico

Trabalhadores das laterais do Mercado Central. Foto: Lorena Lima


O Mercado Central é um dos pontos turísticos mais importantes e marcantes de Macapá, além dos conhecidos restaurantes. Desde o Diplomata e o Bar do Pedro, mas há outros trabalhadores no entorno do local.


Debaixo da lona nas laterais os sapateiros, costureiras, vendedoras e pessoas que trabalham com joias ocupam e resistem no local trabalhando para manter seu sustento.


Sapateiros do Mercado. Foto: Lorena Lima


Com a construção do Mercadinho ao lado do Mercado Central, a ideia é de o local ser o espaço dos trabalhadores. Apesar da expectativa da inauguração dar maior visibilidade ao empreendimento, a obra acaba escondendo os sapateiros e reduzindo o movimento de clientes, como conta o Sapateiro e Professor de História Ubiraci da Silva.


Sapateiro e professor Ubiraci. Foto: Lorena Lima


“Trabalhamos em um lugar próximo da Fortaleza de São José, um lugar bonito, o Mercado é um patrimônio cultural local, só falta a construção em torno do Mercado Central”, afirma Ubiraci, que chegou a escrever uma monografia sobre o monumento na sua formação em História.


Sapatos feitos a mão nas laterais do Mercado Central. Foto: Lorena Lima


A obra acaba escondendo os trabalhadores, o que reduziu a chegada dos clientes no local. “Agora com o tapume o movimento caiu aqui, se inaugurar Mercadinho vai chegar mais clientes”, conta Ubiraci Silva.


Foto: Lorena Lima


A esperança pela construção do entorno do Mercado segue entre não só com Ubiraci, mas com todos os que têm seus negócios embaixo de lonas. O espaço próprio que não tem previsão e perspectiva de completar, dignificará pessoas que exercem um trabalho tão essencial, mas ainda camuflado nas laterais.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page