top of page
  • amazoniaradioltda

Trabalhadores da UBS do Congós revelam sobre estrutura precária

Não há exames de urina há quatro meses, computadores ultrapassados e paredes cheias de mofo


Por Lorena Lima


UBS do Congós. Foto: Nonato Santana


A Unidade Básica de Saúde do Congós é procurada por cerca de 50 a 80 pessoas por dia, e com a UBS Lélio Silva em reforma e com previsão de entrega para final de agosto. Com isso a UBS do Congós acaba sendo o único local que atende parte do perímetro da zona sul de Macapá.


A UBS sempre tem muita movimentação de pacientes. Foto: Nonato Santana


Pacientes relataram que o local não oferta mais exames de urina. Trabalhadores da saúde da UBS confirmaram a informação de que há pelo menos quatro meses não é possível fazer exame de urina. Segundo relatos a falta de um medicamento necessário para identificar algum indicativo de anomalia nas amostras de urina, com microscópio.



Estrutura precária da UBS revolta trabalhadores. Foto: Nonato Santana


Enfermeiras, que não se identificara, desabafaram que a falta dos equipamentos necessários para análise laboratorial, como microscópios. Há quase um ano não é feito exame de secreção por falta de material.


As paredes com mofo incomodam os trabalhadores. "Na parte de laboratório nós atendemos cedo, a partir das 7h. As pessoas vêm em jejum fazer coleta de exame, diferente da rede particular que tem estrutura, aqui está defasado", revela um auxiliar de laboratório. De acordo com ele, o sistema de logística é lento, a impressora quebra e não tem papel.


"A gente precisa dar tudo da estrutura para dar uma resposta a população"


Os pacientes olham espantados para a realidade que os trabalhadores da saúde mostram. Além da UBS do Congós, uma fonte que preferiu não se identificar comente que na UPA da Zona não há dipirona nem losartana, medicamentos essenciais.


Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que todas as Unidades Básicas de Saúde passarão por adequação predial, de forma intercalada, para não impactar na qualidade do atendimento. "A pasta, esclarece ainda que já possui o levantamento das UBSs que irão precisar de reparos, e a Unidade Congos está inclusa.


Sobre a UBS Lélio Silva, que está em reforma, a previsão de entrega é final de agosto. Com relação aos medicamentos, a dipirona está disponível em estoque reduzido, sendo utilizado em casos mais severos, crianças e idosos. Já os compridos e anti-inflamatório estão abastecidos em todas as unidades.


A respeito do teste de urina, a secretaria informa que está em tratativas para inclusão do exame na UBS. E comunica, a disponibilidade do exame de uroculttura, que identifica a presença de bactérias e possui maior efetividade na detecção de infecção urinária".



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page