top of page
  • Foto do escritorGabriela de Matos

Pobreza menstrual: projeto do Governo Federal distribui absorventes de graça; veja onde retirar no AP

Ideia é alcançar o público que não tem condições de comprar o item de higiene pessoal. Municípios de Macapá, Santana e Oiapoque têm farmácias credenciadas. 


Projeto do Governo Federal distribui absorventes gratuitos. (Foto: Alice Sousa/G1)


Um projeto do Governo Federal criado em 2023 busca distribuir absorventes de forma gratuita para pessoas que menstruam entre 10 e 40 anos. No Amapá, três dos mais populosos municípios do Estado contam com pontos de distribuição do item. A ideia é alcançar aqueles que se encontram em vulnerabilidade social e não conseguem comprar o produto.


A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação.


Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de quatro milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas do Brasil. Entre elas está a falta de acesso a absorventes no período menstrual. 


A informação, que revela como se comporta a saúde íntima de uma parcela grande da população do Brasil, preocupa e alerta para o alto índice de pobreza menstrual. Por isso nasceu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, por meio do Ministério da Saúde.


Veja quem pode participar: 



  1. Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa;

  2. Estudantes matriculados em instituições públicas inseridas no CadÚnico e com renda familiar per capita mensal igual a R$706;

  3. Pessoas em situação de rua, neste caso, não há limite de renda.


Para fazer a retirada a pessoa deve fazer um cadastro no aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e se inscrever no programa. Ao ir na farmácia o beneficiado deve apresentar o comprovante de cadastro, identidade e CPF.


Locais de retirada: 


Absorventes íntimos serão disponibilizados pelo programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), no Amapá, elas foram distribuídas nas seguintes unidades: 


  • Farmácia Pague Menos - Rua Santos Dumont, 2411 (bairro do Beirol)

  • Farmácia Pague Menos - Rua Eliezer Levy, 1902 (área Central)

  • Farmácia Pague Menos - Rua Guanabara, 126 (bairro do Pacoval)

  • Farmácia Pague Menos - Rua Ubaldo Figueira, 632 (Santana) 

  • JK empreendimentos - Rodovia BR-156, 608 (Oiapoque)  


 

Fonte: g1 AP

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page