Apesar de ser uma doença rara, especialista alerta para a importância da prevenção
Criança recebendo imunizante. Foto: Banco de Imagem Freepik
Por Lorena Lima
O Ministério da Saúde começa nessa segunda-feira (8) a campanha de conscientização e imunização contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. A vacina é ofertada para as crianças de 2 meses a menores de 5 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's).
A Diretora da Central de Imunização Celeomar Brito ressalta a importância de pais e responsáveis colocarem a carteira de vacina dos filhos de até 15 anos em dia. "Com a vacina da Covid-19, deixamos as demais vacinas de lado, com isso veio o surto do sarampo, e causando uma possível volta dessa doença (poliomielite) que deixa a criança sem movimentos e agravar ao ponto de não ser possível tratar", alerta.
De acordo com o portal da Fiocruz, a Paralisia Infantil é considerada oficialmente eliminada do Brasil. Apesar disso, o país não atinge a meta dos 95% de cobertura nacional desde 2015.
Vale salientar também a importância de pais e responsáveis levarem as crianças a partir dos 2 meses para tomar a Vitamina A nas unidades básicas de saúde.
A poliomielite é causada por um vírus presente em alimentos, na água, em objetos ou através do contato com alguém contaminado. É caracterizada pela perda total dos movimentos.
Comentários