Moradores das proximidades relataram que o descarte irregular acontece há meses naquela região.
Por Gabriela de Matos
Descarte de resíduos sólidos no bairro Cidade Nova (Foto: Rayane Cruz)
A Rua Projetada, ao lado da orla do bairro Cidade Nova está interditada em decorrência de uma lixeira viciada que se formou no local. Segundo moradores, o acúmulo de lixo foi ocasionado pelo descarte irregular de resíduos sólidos. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana esteve no local.
O descarte irregular de lixo nas vias públicas é uma das principais causas do surgimento de lixeiras viciadas. A carência de infraestrutura para suprir as necessidades da população também pode contribuir para o acúmulo de resíduos sólidos nas ruas, canais e terrenos baldios na cidade de Macapá.
A situação da Rua Projetada, localizada no bairro Cidade Nova, ao lado da orla, tem preocupado moradores das proximidades que relatam que o descarte irregular acontece há meses naquela região. Segundo reportagem do Conexão Popular, as autoridades já foram acionadas diversas vezes e um abaixo assinado foi feito pelos moradores do bairro, mas o problema não foi resolvido.
Lixeira viciada no bairro Perpétuo Socorro (Foto: Jesiel Braga/PMM)
A obstrução desses locais através das lixeiras viciadas, além de causar danos ao meio ambiente, resultam também em mau cheiro, prejuízos à saúde das pessoas e animais e, contribui para a desvalorização da cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), a limpeza desse ponto foi realizada diversas vezes, entretanto, o problema ressurge após algumas semanas em decorrência do descarte irregular feito por algumas pessoas, já identificadas, que estão habituadas a realizar a prática no local.
Segundo a Semzur, o Disque Denúncia da secretaria está recebendo mais ocorrências de descarte irregular e lixeiras viciadas, a ferramenta administra a manutenção e limpeza urbana por estes pontos de acúmulo de lixo.
O secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, enfatiza que a ferramenta é um canal direto com a população.
“Reativamos o nosso disque denúncia para que os munícipes possam colaborar e deixar a cidade limpa, denunciando os sujões e informando sobre pontos de lixeiras viciadas”, diz.
O secretário Helson Freitas esteve na Rua Projetada. O gestor comunicou a população sobre as medidas que serão adotadas para combater o acúmulo de resíduos sólidos no local.
“É grave o problema aqui, a gente se depara com um comportamento desses e isso já não é admissível. Já fizemos um trabalho de educação ambiental, orientamos as pessoas mas não tivemos o resultado esperado. Já identificamos as pessoas que estão fazendo isso, estamos reunidos inclusive com a Polícia Militar e vamos trabalhar para solucionar o problema”, conclui.
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻