Até domingo (03) as chuvas devem ficar mais fracas no interior do estado e máximas podem chegar aos 32°C
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) aponta que os próximos quatro dias serão marcados por chuvas fracas a moderadas em todo o estado, com temperatura média em torno de 32º C.
As precipitações mais intensas, acompanhadas de ventos fortes, podem atingir os municípios de Itaubal, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e a capital, Macapá.
Para quinta-feira (29) e sexta-feira (01), as chuvas devem ser leves a moderadas, acompanhadas de rajadas fortes de ventos e trovoadas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia.
No sábado (02) e domingo (03) as precipitações devem ficar mais fracas no interior do estado, com acumulados variando entre 1 e 9 milímetros. A Região Metropolitana de Macapá deve apresentar chuvas mais intensas, acompanhadas de ventos fortes e trovoadas, com acumulado entre 8 e 22 milímetros.
“Os meses de fevereiro e março são, normalmente, mais chuvosos. No entanto, vemos que essas precipitações estão abaixo da média para o período. Esta semana começamos a ver nuvens mais concentradas na capital, atingindo 20 milímetros, o que já era esperado pelas previsões meteorológicas. Apesar disso, durante o mês que vem, por conta do evento climático El Niño, as chuvas devem ficar abaixo da média”, explicou o doutor em biodiversidade e meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.
Confira a previsão do tempo detalhada para o fim de semana:
Quinta-feira, 29
Acumulado de chuva: até 25mm
Temperatura média: 28°C
Umidade: entre 60 e 95%
Velocidade do vento: 23,8 km/h
Sexta-feira, 1
Acumulado de chuva: até 27mm
Temperatura média: 27°C
Umidade: entre 65 e 95%
Velocidade do vento: 22,4 km/h
Sábado, 2
Acumulado de chuva: até 20mm
Temperatura média: 26°C
Umidade: entre 60 e 95%
Velocidade do vento: 24 km/h
Domingo, 3
Acumulado de chuva: até 27mm
Temperatura média: 27°C
Umidade: entre 60% e 100%
Velocidade do vento: 24,6 km/h
No caso de chuvas intensas, fique atento:
Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
193 – Corpo de Bombeiros
190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Fonte: Iepa
コメント