top of page
  • hevilahs15

IBAMA NEGA LICENÇA PARA EXPLORAÇÃO DE PETROLEO NA FOZ DO RIO AMAZONAS

O Ibama já havia divulgado um parecer técnico que pontuava irregularidades no plano proposto

Por: Hevila Alves

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou na manhã desta quinta-feira (18) a decisão de negar a licença para a Petrobras perfurar poço de petróleo no litoral do Amapá. A Petrobras aguardava apenas essa autorização para iniciar perfuração de teste na bacia da Foz do Amazonas, a cerca de 175 quilômetros da costa amapaense.


O Ibama já havia divulgado um parecer técnico que pontuava irregularidades no plano proposto pela Petrobras, no entanto as questões levantadas pelo órgão não foram sanadas.


O documento técnico apontou que o plano da Petrobras para a área não apresenta garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo. Outro ponto destacado seriam lacunas quanto a previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.


"Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, Afirmou, Rodrigo Agostinho, Presidente do Ibama.


Além disso a região que está em foco de exploração conta com pelo menos 67 aldeias e 8 mil indígenas que vivem da pesca de subsistência, os impactos ambientais para esses povos e para região sobressaem as possíveis margens de lucro, já que uma catástrofe ambiental advinda da exploração custaria muito mais caro do que manter a preservação da aquele ambiente.

12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page