top of page
  • Foto do escritorGabriela de Matos

Em reunião de emergência, autoridades anunciam medidas após 14 horas de chuva em Macapá

Colaboração entre governo federal, estadual e municipal busca medidas mais rápidas de enfrentamento aos alagamentos e outras adversidades provocadas pelas fortes chuvas que iniciaram na madrugada desta terça-feira (13).


(Foto: reprodução/Governo do Estado)


Nesta terça-feira (13), a cidade de Macapá amanheceu com as consequências das 14 horas de fortes chuvas que iniciaram pela madrugada, com as árvores derrubadas e lagos transbordados. A chuva cessou completamente apenas no período da tarde, no entanto a situação de alerta decretada pela prefeitura de Macapá continua até esta quarta-feira (14), às 10h.


A tradicional passagem do bloco 'A banda' que aconteceria nesta terça (13), também foi cancelada pelo governo do Amapá. Uma nova data ainda será divulgada.


As autoridades ao nível federal, estadual e municipal realizaram um trabalho em conjunto após estes decretos de emergência. Foram registrados mais de 20 pontos alagados na cidade e 7 quedas de árvores apenas nesta terça. A reunião alinhou sobre as medidas emergenciais tomadas para estes pontos.


Populares interditam sétima avenida do bairro dos Congós por conta do alagamento (Foto: Isadora Pereira/g1)


O governo do Amapá contribui com máquinas e equipamentos, pessoas e caçambas para ajudar na desobstrução, e o Governo Federal apoia estes dois planos de sintonia entre governo federal, estadual e municipal.


De acordo com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ação em conjunto ameniza o sofrimento da sociedade diante à situação.


"Pudemos atuar tanto com a ajuda comunitária como o reestabelecimento, limpeza e logicamente as ações estruturantes que tanto o governo quanto a prefeitura já cadastraram suas propostas no Governo Federal. Nós estamos com a nossa equipe já em Brasília de prontidão, para fazer o reconhecimento sumário da situação de emergência, e as nossas equipes vão trabalhar conjuntamente nos planos necessários. A colaboração evita essa sobreposição, e a gente atende mais rapidamente a comunidade", disse o ministro.


O ministro alertou ainda que de acordo com a Coordenadoria Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastre, as chuvas em Macapá tem a previsão de 80 milímetros, mas podem alcançar até 120 milímetros como nesta terça-feira.


O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que há uma preocupação com o crescimento da maré, que ao aumentar, pode causar ainda mais alagamentos.


"Ontem decretamos situação de emergência para um caso específico, Waldez Góes que é da pasta já vai fazer o reconhecimento e o prefeito também está decretando uma outra situação de emergência. Hoje estamos trazendo as nossas caçambas os nosso caminhões as nossas máquinas para ajudar e dar todo o suporte para a prefeitura de Macapá neste momento. Estamos preocupados agora pois a maré está crescendo e por isso essa tentativa de resolver essa situação o mais rápido possível.", destacou o governador.



Canal das pedrinhas transbordou na madrugada desta terça-feira (13) de chuvas intensas. (Foto: Isadora Pereira/g1)



 

Fonte: g1 AP

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page