A atribuição da delegacia é investigar infrações penais através de dispositivos tecnológicos, computadores e celulares
Foto: Lucas Brito - Polícia Civil
A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos completou um ano de funcionamento no Amapá. A delegacia que funciona presencialmente no Aeroporto Internacional de Macapá todos os dias das 7h30 às 18h.
A atribuição da delegacia é investigar infrações penais através de dispositivos tecnológicos, computadores e celulares. De acordo com a assessoria da Polícia Civil do estado, o estelionato virtual é o principal tipo de crime registrado, seguido por invasão de dispositivo informático.
Foto: Banco de imagens Burst
Em um ano a delegacia de crimes cibernéticos já conseguiu resgatar mais de R$ 3 milhões de reais relacionados aos golpes ocorridos em meio virtual, totalizando 1.700 boletins de ocorrências e 2 mil atendimentos pelo Whatsapp e 2 mil presencial, além de aproximadamente 400 perfis de redes sociais recuperados.
O avanço da tecnologia caminha com a otimização de tarefas veio para facilitar o dia a dia das pessoas, mesmo ainda sendo uma gama de ferramentas que não é acessada por todos. Segundo Pesquisa sobre Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros divulgada pela Agência Brasil, 82% dos domicílios no Brasil tinham acesso à internet, sendo 35 milhões de pessoas sem acesso.
Foto: Banco de imagens Burst
Apesar de aplicativos e redes sociais se adequarem a punir usuários por desrespeitarem regras de uso das redes, a internet ainda é vista como uma terra sem lei quase que incontrolável. Muitas pessoas acabam sendo vítimas de golpes como pedido de pix, links clicáveis com vírus ou que permite hacker invadir informações. Dados como informações pessoais, CPF, dados bancários e outros não pode ser fornecidos no whatsapp. Qualquer pessoa pode ser vítima e utilizar diferentes senhas seguras pode garantir segurança de usuários na internet.
Comments