O último trimestre de 2022 promete para o comércio amapaense. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio com os comerciantes
Foto: Assessoria de Comunicação da Fecomércio Amapá
Os períodos de feriados, datas comemorativas e grandes eventos como o Dia das Crianças, o Círio de Nazaré, o Halloween, a Black Friday em novembro, e logo mais as festas de fim de ano: o Natal e nesse ano a Copa do Mundo; provocam movimento maior no comércio. Durante o último trimestre do ano (Outubro, Novembro e Dezembro) lojistas investem em decorações e produtos que faze alusão a determinada época.
O Instituto Fecomércio do Amapá realizou pesquisa com comerciantes para saber como estava a expectativa para o último trimestre de 2022. O levantamento revelou que 82% dos empreendedores acreditam que as vendas nesse ano serão melhores que no ano passado, como revela o diretor administrativo da Fecomércio Frank Elson Pelaes.
Foto: Assessoria de Comunicação da Fecomércio Amapá
“A pesquisa revelou que 82% da população dentro da indústria entrevistados estão ansiosos nesse momento, eles estão aguardando uma venda positiva em relação ao ano passado”, conta o diretor da Fecormécio.
Outro aspecto que traz otimismo para o comércio do Amapá é o aumento de contratação nesse período. De acordo a pesquisa da Fecomércio 56% dos entrevistados afirmaram que vão contratar ou já estão contratando funcionários temporários, a maioria das empresas contratará de 1 a 5 pessoas, enquanto 21% contratará de 6 10 funcionários. A estimativa é de que o comércio varejista gere ao menos 2 mil vagas temporárias: “Quando se tem mais vendas, obviamente aumentam as contratações”, cita o diretor Frank.
Apesar do otimismo é possível prever o alto custo das mercadorias, instabilidade econômica e endividamento do consumidor, as novas projeções do grupo de conjuntura da DIMAC/IPEA indicam variação menor do IPCA, em 2022, (5,7%), comparativamente à estimada na edição anterior da visão geral da carta de conjuntura (6,6%).
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