Mulher de 93 anos apresenta lesões pelo corpo características da doença e aguarda resultado da análise laboratorial
Por Lorena Lima
Foto: Banco de Imagem iStock
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), juntamente do município, inicia nessa terça (2) ações de cuidados com o primeiro caso suspeto de infecção pela Monkeypox (termo em inglês: varíola dos macacos) no Amapá. A paciente é uma mulher de 93 anos, com lesões pela pele e que mora na zora rural do estado.
No mesmo dia iniciou-se a investigação epidemiológica, procedimento no qual é verificado se os sintomas apresentados na paciente tem critérios para ser considerado caso suspeito. Confirmado isso a notificação foi encaminhada imediatamente ao Ministério da Saúde.
De acordo com Solange Sacramento, gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, o resultado dos exames laboratorias feitos na pessoa com caso suspeito podem chegar em cinco ou mais dias. "Nós tivemos a informação de que o Brasil registrou mais de 80 casos em um dia, em todo país, há uma alta demanda para realizar os exames referentes ao caso", enfatiza.
A idosa está em isolamento domiciliar, sendo monitorada, ela apresenta um quadro estável.
Até o fechamento dessa matéria o Brasil registrou 1369 casos confirmados da varíola dos macacos. A infecção ocorre de pessoa para pessoa através de contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. Os principais sintomas são: dor de cabeça, febre alta, lesões pelo corpo (parecidas com bolhas). Os grupos de risco são pessoas idosas e com imunidade baixa.
Comments