top of page
  • amazoniaradioltda

Amapá registra primeiro caso da Varíola dos Macacos

A pessoa infectada é um homem de 32 anos e tem estado de saúde estável


Foto: Banco de Imagem


Por Lorena Lima


Na manhã dessa quinta (8) a Superintendência de Vigilância em Saúde confirmou o primeiro caso positivo da Varíola dos Macacos (Monkeypox), depois de cinco notificações de casos suspeitos. Dois foram descartados e outros dois aguardam análise laboratorial.


De acordo com o Instituto Evandro Chagas, que realizou a análise do paciente de 32 anos e dos outros quatro casos, a amostra laboratorial testa positivo para a doença. Ele tem o quadro de saúde estável e se encontra isolado em casa, e o caso foi notificado na sexta-feira, dia 31 de agosto, quando procurou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde com sintomas semelhantes ao da doença.


O paciente contaminado pela Varíola dos Macacos teria viajado para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 12 e 24 de agosto, ou seja, o caso seria importado durante a viagem.


Só na semana passado Brasil registrou cerca de 5 mil casos confirmados da Monkeypox. Segundo a Agência Brasil, a maior parte dos casos está no estado de São Paulo, onde, até ontem, 3.001 casos já tinham sido confirmados. Em seguida vêm o Rio de Janeiro (675) e Minas Gerais (278) – estados onde ocorreram as duas mortes pela doença já registradas no país. No começo dessa semana o Brasil recebeu material para produzir a vacina contra a varíola.


A transmissão ocorre entre humanos, principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas, secreções respiratórias ou objetos contaminados. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Caso tenha algum dos sintomas procure uma Unidade Básica de Saúde.

1 visualização0 comentário

تعليقات


bottom of page