Atualmente o técnico treina pelo menos dez alunos com alimentação e contas do seu próprio bolso
Academia do Nelson dos Anjos. Foto: Nonato Santana
Por Lorena Lima
Há quase 20 anos, o projeto social Nelson dos Anjos leva o esporte gratuitamente para pessoas de todas as idades, e principalmente jovens em situação de vulnerabilidade. As aulas de boxe, ministradas pelo técnico e tricampeão brasileiro de boxe Nelson dos Anjos, buscam combater a criminalidade e fortalecer essa categoria esportiva no Amapá.
Nelson afirma que mantém a academia, localizada no bairro dos Congós, sem ajuda e sem condição financeira. “Já formei seis títulos de campeão brasileiro, já coloquei três na seleção brasileira, e já trouxe muitas medalhas e nunca deixei de trazer uma para o estado”, conta o boxeador.
Nelson sustenta a alimentação dos atletas por conta própria e com poucas doações. Fotos: Nonato Santana
“Eu só viajo com poucos atletas, porque o estado nunca me deu nenhuma condição de dar passagens para levar os atletas para competir. Nós já fomos terceiro lugar do Brasil só com quatro atletas, há estados que levam 10 a 11 atletas”, afirma.
Nelson dos Anjos teve dois AVCs, e mesmo assim não deixa de cozinhar a comida para seus alunos. Durante a gravação da entrevista ele estava cozinhando feijão com mortadela para dar aos alunos que não têm condições financeiras de se alimentar antes dos treinos. O boxeador conta que já presenciou alunas e alunos passarem mal e desmaiarem durante o treino, porque estavam sem se alimentar o dia inteiro.
Academia Nelson dos Anjos. Foto: Nonato Santana
Nelson paga as contas de luz da academia sem nenhuma ajuda, sem a doação de cestas básicas provavelmente não teria nada. A dificuldade do esporte no Amapá: “é muito ruim trabalhar sem apoio da federação e do estado”, afirma Nelson.
O professor carrega nas paredes de sua academia, repleta de fotografias, medalhas, estantes com troféus, a história de inúmeros jovens que abandonaram as drogas e hoje são policiais, advogados, professores, trabalham, e devem a mudança ao Nelson.
Fotos: Nonato Santana
Ele se emociona com a escuta da equipe de reportagem sobre sua situação, e lhe ofereço um abraço de conforto. Espero que minhas palavras e principalmente as do Nelson possam alcançar mais pessoas e mobilizar o boxe amapaense de novo.
Fotos: Nonato Santana
Comments