O maior bloco do norte do país, A Banda, prepara-se para celebrar seus 59 anos de carnaval, nesta terça-feira gorda, 13 de fevereiro.
A organização da festa, liderada pelo presidente do bloco e um de seus fundadores, José Figueiredo de Souza, ‘O Savino’, espera reunir cerca de 150 mil brincantes no desfile pelo centro de Macapá.
Conta seu Savino, com seus 87 anos, e quase 60 deles dedicados ao bloco, que a Banda surgiu com a proposta de sair pelas ruas da cidade para comemorar o carnaval, em meio a um cenário de ditadura militar. O ano era 1965, com apenas 15 amigos que se reuniam na sede do time de futebol Amapá Clube, e saíram rumo à sede do governo do território na comemoração da terça-feira gorda de carnaval.
O bloco de sujos já recebeu o título de ‘Patrimônio Cultural de Macapá e ‘Imaterial’ do estado. Em 2023, a festa reuniu mais de 120 mil pessoas que participaram do trajeto de mais de cinco quilômetros d’A Banda, segundo a Polícia Militar.Para este ano a expectativa da direção do bloco é de 150 mil foliões.
Fonte: Diário do Amapá
Comments