Moradores do Conjunto habitacional organizam manifestação por direito à água tratada e contra cobrança injusta de contas
Conjunto Habitacional São José. Foto: Lorena Lima
Os moradores do Conjunto Habitacional São José, localizado no bairro Novo Buritizal, zona sul da capital Macapá, realizaram na última quinta (20) e sexta-feira (22) manifestação na Rua Claudomiro de Moraes. Eles queimaram pneus e boquearam a passagem na rua.
O motivo é o abastecimento de água precário no local. A população relatou que a água chega aos apartamentos barrenta e imprópria para o consumo, como relata o taxista e morador do habitacional Diego Brito: “Houve uma troca de registro na caixa da água passamos quase três dias sem água. Em seguida a água que começou a chegar na nossa torneira era barrenta e suja. Nós não achamos justo ter que pagar por algo que volta para o esgoto sem poder usar”, relata.
Água suja é dia a dia de moradores. Foto: Arquivo Pessoal cedido por morador
Moradores se manifestam contra cobranças abusivas da CSA. Foto: Lorena Lima
Pâmela Gadelha é autômoma e também mora no conjunto São José, ela afirma que em um dos apartamentos até a moradora que está viajando em tratamento foi cobrada por água que nem consumiu. “A gente tem que deixar um balde encher pra ver se limpa, mesmo assim não limpa. Eu moro há seis anos aqui, nunca deixei de pagar o talão de água nem de energia eu já estou a dois meses contados atrasado porque está vindo um absurdo já são R$400 que eu estou devendo”. Ainda segundo a moradora, as equipes da Concessionária de Saneamento do Amapá não realizam limpeza do esgoto, e sim os próprios moradores.
Água suja caindo do chuveiro no balde. Foto cedida por morador
A população que mora no Conjunto Habitacional também ressalta que não está com falta de água, e sim com água suja de barro chegando as torneiras, imprópria e insalubre para o consumo, além de cobrança abusiva da conta de água pelo consumo. Os moradores cadastrados no CAD Único não estão sendo cobrados por valor social, que deveria respeita a condição financeira.
Conjunto Habitacional São José. Foto: Lorena Lima
Em nota escrita a “CSA informa que o sistema que atende ao Habitacional São José está em pleno funcionamento, conta com reservatório próprio e não passa por intermitências destacáveis no fornecimento de água. A empresa, que completa seus primeiros 100 dias de operação nesta quinta-feira, tem investido em contratação de pessoal e tecnologia para garantir sempre melhorias na qualidade da água distribuída.
Sobre os valores de tarifa, estes estão previstos no contrato de concessão dos serviços de água e esgoto do Amapá, assim como os critérios de inclusão no programa de tarifa social. Ambos estão disponíveis para consulta no site da concessionária. A CSA destaca ainda que o valor cobrado nas contas é medido de acordo com o consumo de cada residência.
Outras informações estão disponíveis na Central de Atendimento 24h, no telefone 0800 086 0116 e no site csa-equatorial.com.br.”
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